NASA faz Resgate Médico Histórico no Espaço

A NASA acabou de fazer algo inédito em 25 anos de história: a primeira evacuação médica (um resgate de emergência por saúde) da Estação Espacial Internacional. Na madrugada desta quinta-feira, a cápsula da SpaceX caiu com segurança no Oceano Pacífico, perto de San Diego, trazendo quatro astronautas de volta antes do tempo porque a coisa ficou séria lá em cima.

O que rolou na Missão Crew-11?

A equipe, formada por Zena Cardman, Mike Fincke, o japonês Kimiya Yui e o russo Oleg Platonov, estava no espaço há 167 dias. Eles voltaram um mês antes do prazo final. Tudo começou a desandar no dia 7 de janeiro, quando a agência cancelou do nada uma caminhada espacial (quando o astronauta sai da nave para trabalhar do lado de fora). O motivo? Uma condição médica grave com um dos tripulantes.

Saúde em primeiro lugar

O chefão da NASA, Jared Isaacman, decidiu que não dava para arriscar e que era melhor trazer todo mundo para a Terra. Por questões de privacidade, ninguém revelou quem ficou doente ou qual é o problema exato, mas sabemos que o astronauta está estável. O médico da agência, James Polk, deixou claro que não foi um acidente de trabalho, mas algo causado pelo próprio ambiente de microgravidade (a famosa falta de gravidade que faz tudo flutuar e mexe com o corpo humano).

Resgate no mar e o que vem agora

A descida foi um sucesso! A nave fez a amerissagem (pouso na água) às 3h41 da manhã. Agora, os quatro vão passar por um hospital na Califórnia antes de seguirem para o Centro Espacial Johnson em Houston. Enquanto isso, a Estação Espacial Internacional não está vazia, mas opera com uma equipe reduzida de apenas três pessoas. A vida no laboratório orbital só volta ao normal em fevereiro, quando a próxima missão da SpaceX chegar por lá.

A NASA transmitiu tudo ao vivo pela NASA+ e até pelo YouTube, mostrando que, mesmo com toda a tecnologia, o corpo humano ainda sente o peso (ou a falta dele) de viver fora do nosso planeta. É um lembrete brutal de que o espaço não é para amadores.

VOCÊ IRIA PARA O ESPAÇO MESMO COM ESSES RISCOS?

Depois desse susto médico histórico, deu para ver que o espaço pode ser bem cruel com a nossa saúde, né? Você teria coragem de encarar meses na estação espacial sabendo que qualquer problema médico pode virar uma evacuação de emergência bilionária?

Deixa sua opinião aqui nos comentários!
Fonte: npr

Postar um comentário

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade